Para não esquecer...

MÚSICA PARA O FIM DE SEMANA - beethoven

Se tivesse que escolher uma das sinfonias de Beethoven, a minha preferida seria a quinta,
"a culminância da música instrumental, símbolo e expressão sonora da tragédia e grandeza humanas e, como tal, documento impressionante da força expressiva da música."
(Joaquim de Macedo. As Grandes Sinfonias. Porto: Edições Sousa e Almeida, [s.d.], p.27).
Começa com as famosas 4 notas a que Beethoven se teria referido dizendo que "assim o Destino bate à porta":



Liszt transcreveu toda a sinfonia para piano (isso mesmo! só para piano), obtendo-se um resultado (digo eu que sou leigo) notável. Ainda o início -- soa assim (com o som captado sem especial qualidade):



Liszt deixou-nos transcrições das 9 sinfonias de Beethoven. Numa interpretação de Leslie Howard, estão reunidas em 5 cds, que estão aqui. A 5ª e a 6ª encontram-se juntas num cd que está aqui: 1ª parte; 2ª parte; 3ª parte; 4ª parte; 5ª parte.

nb: se algo correr mal na descarga/gravação, diga-o.

escrito por ai.valhamedeus

3 comentário(s). Ler/reagir:

Anónimo disse...

Eu cá não sei. A 6ª também é uma delícia.
Gabriela

Ai meu Deus disse...

Também gosto da 6ª. Mas prefiro a 5ª. Pelo sim pelo não, as duas estão juntinhas no cd: assim ficamos os 2 satisfeitos ;-)

Anónimo disse...

Obrigada. Eu não gosto de preferências,são perigosas. É como com as comparações! Tudo tem a sua beleza e, como acontece com o que não se pode quantificar, medir de forma física, os olhos de cada um, neste caso os ouvidos, é que lhe atribuem o valor.
Como diz Paracelso,(Paracelsus) citado por António Maria Lisboa, morto aos 21 anos de idade, "Não são os olhos que fazem ver ao Homem mas ao contrário o Homem que faz que os olhos vejam"
Gabriela