Para não esquecer...

FERREIRA LEITE E AS LISTAS

Tem sido um rodopio de declarações a propósito das listas a deputados do PSD, por duas razões principais. Uma pelo afastamento de algumas figuras; outra pela inclusão de outras. Ferreira Leite tem sido torpedeada por Passos Coelho que se tem apresentado como o grande herdeiro da tia velhinha e que vai sucumbir nas próximas eleições. Tem direito a prémio por isso? Ferreira Leite não tem direito de se rodear de pessoas que lhe dão algumas garantias de cumprir o seu programa? Cavaco Silva, não sei se recordam, correu com alguns barões e baronetes, como Marcelo. E foi o melhor que lhe vi fazer. Ferreira Leite faz bem em correr com gente tão importante que… não tem importância nenhuma.

Em segundo lugar a inclusão de pessoas acusadas de crimes. Que eu saiba, Ferreira Leite não se pronunciou sobre esse caso, isto é, a candidatura de suspeitos ou acusados de crimes a cargos políticos. Quem tem posição e agiu em conformidade foi Marques Mendes. Ferreira Leite até se recusou a comentar esse problema. Que jeito ter de cumprir uma medida do Marques Mendes em relação à qual ela não parece concordar? Mesmo Marques Mendes engoliu Isabel Damasceno, em Leiria, com problemas na justiça há quatro anos, lembram-se?

Por último só para comentar. Moita Flores veio falar mal de Ferreira Leite, dizendo que não votaria PSD nas próximas legislativas. Que importância tem o homem? Moita Flores é candidato independente pelo PSD. Fica-lhe mal vir para a televisão e jornais dizer o que disse. Insurge-se contra uma coisa
(a inclusão de pessoas com problemas na justiça e afastamento de pessoas a candidatas)
que se passa num partido que não é o dele. Além disso, podendo ser importante, nunca poderá nem deverá ser determinante.

Sobre esta questão, o Bloco e o PCP já publicitaram uma posição que me parece
(eu já defendi coisa diferente)
correcta. Só depois de transitada em julgado a decisão se pode saber se alguém é culpado ou não. Mas isso
(digo eu)
não impede os partidos de terem regras próprias onde evitem pessoas com problemas com a justiça. E daí não vem mal ao mundo.

Toda esta movimentação a propósito de Ferreira Leite é porque sentem que o PSD não vai ganhar ou, se o for, o período de governança vai ser difícil e toda a gente se põe a jeito de montar o cavalo do poder do PSD. Tal como Santana fez em relação a Sócrates, este esforça-se para fazer o mesmo a Ferreira Leite. Será que consegue?

escrito por Carlos M. E. Lopes

0 comentário(s). Ler/reagir: