Para não esquecer...

MAIS UMA VEZ, A ESEN

Várias vezes, vários elementos da comunidade escolar da Escola Secundária Emídio Navarro de Viseu me aconselharam a visitar o seu forum virtual. Nunca fui, mas, pelo que me era narrado, não me parecia que a coisa durasse muito tempo.

Chega-me agora a notícia de que o dito forum encerrou. De que, agora, só com registo. E resolvi ir . O resultado foi este:


Erro. Erro é também o que se obtém na pesquisa do catálogo da biblioteca:

As coisas físicas da Escola não estão famosas, como aqui se mostrou já. Qualquer coisa se passa também nos mundos virtuais da Escola. Digo eu, que posso estar errado.

escrito por ai.valhamedeus

5 comentário(s). Ler/reagir:

Anónimo disse...

O fórum parece que foi alvo no dia 31 de "ataques", tal era aquantidade de mensagens removidas que apareceram hoje, agora só entra quem tiver as credenciais internas de acesso. Por isso, acho que morreu mesmo...
Quem tentar postar alguma coisa depara-se com isto:

liberdade de expressão é um bem que a democracia permite. Mas essa liberdade pressupõe a responsabilidade de quem se exprime.
O anonimato permitido neste fórum levou a excessos inaceitáveis.

Mantendo a total liberdade de as pessoas se exprimirem, irão ser alteradas as regras de participação neste fórum da Escola Secundária de Emídio Navarro.

Para participar, professores, alunos, encarregados de educação e funcionários não docentes terão que se identificar com o seu login pessoal e a senha de acesso à área reservada.

Não há censura. Há responsabilização pelo que se escreve.

O Director

Paulo Viegas

Anónimo disse...

O fórum da escola foi decepado, mas o mundo virtual não é pertença dos (di)reitores todos-presunçosos.

Anónimo disse...

O director esquece-se que prof.e func. têm medo,porque já conhecem o regime e este ano há avaliação...

Anónimo disse...

Provavelmente também se esquece.

Mas o problema é bem mais complexo.

No fórum da ESEN começaram a surgir as chamadas verdades inconvenientes e, perante as evidências nunca desmentidas de favorecimento pessoal, de clientelismo, de gestão danosa, dos parcos dinheiros públicos, de subserviência doentia perante a hierarquia e até de alegada manipulação eleitoral, o senhor reitor fez aquilo que a sua manifesta ausência de cultura democrática aconselha e que é prática corrente nas ditaduras: O fórum, enquanto suporte da liberdade de expressão incomoda?
Então, condiciona-se de modo a não incomodar.
O senhor reitor confunde duas realidades essenciais: só admite a mensagem desde que saiba quem é o mensageiro para... se puder, lhe acertar o passo e... lhe mostrar como o poder trata os não-clientes e os que faltam ao beija-mão, ou seja, os que ainda pensam pela sua cabeça.
A China não fez melhor com o "Google" e o senhor cavaco também gostaria que os jornalistas que denunciaram as suas vantagens fossem castigados e nem se coibiu de o afirmar em público.
Só que uma escola deveria... educar para a liberdade. Ninguém pode ser responsável se não for livre e, aqui, o sr. censor recuou várias décadas na defesa dos direitos fundamentais, embora pense que a razão lhe assiste.

Aliás, outros/as candidatos/as a censores/as já vieram ilustrar a triste cerimónia com o acordo patético às medidinhas de censura.
E uma até tem obrigação de conhecer "O triunfo dos Porcos" de Orwell; mas isso é literatura!

Anónimo disse...

Não há dúvida em cabeça alguma que esta é uma das regras essenciais da ditadura em qualquer parte do mundo.Mas será que vão acabar os privilegiados,os monopolistas e a pide?Oxalá sim.