Para não esquecer...

DIA DO PAI

Nunca gostei da instituição de dias de isto e mais aquilo. Parece que agora até vai haver dias daqueloutro, pois qualquer cidadão pode alvitrar o dia que quer ver instituído no calendário, desde que apresente razões bem fundamentadas.

Mas o que aqui me traz hoje é o Dia do Pai. E, como se sabe, pais há muitos. Pais que ostentam e fazem jus ao nome, pais que nem deviam ser dignos de tal título, pais de filhos por nascer, pais de filhos já mortos, pais adoptivos e mais diligentes do que os biológicos, pais babados, pais querendo imitar o patriarca Abraão, e que acabam por gerar filhos pródigos. Esquecendo-se eles próprios do dia do seu grito do Ipiranga.

Há também os Paizinhos do Povo, de cujos actos e respectivo resultado nos recordamos, e continuamos a testemunhar.

Mas todos (quase?) os pais gostam de dar conselhos aos filhos, já que, e por inerência de funções, se espera que o façam. Por supuesto!

O meu pai não fugiu à regra e, como bom pai que se prezava de ser, sempre nos aconselhou a não termos o Estado como patrão, porque “o Estado nunca deu nada a ninguém”, clamava, preocupado. Sabia do que falava, ele próprio funcionário público. O que não o impediu de votar no General Sem Medo, contra o “patrão”. Em segredo, e muita recomendação aos mais velhos para não comentarem o facto com ninguém. Acho que agora já não faz mal. Só tenho pena de não lhe ter dado ouvidos.

Bem-haja ao meu pai, que me ensinou os valores da liberdade, da justiça e da verdade.

Bem-haja a todos os pais dignos desse nome. E são a maioria, graças ao Altíssimo.

E será por eles que continuamos a celebrar o Dia do Pai, pese embora o aproveitamento comercial da data, como se vê nas montras, profusamente decoradas com cartazes a ela alusivos.

escrito por Gabriela Correia, Faro

1 comentário(s). Ler/reagir:

Carla Rêgo disse...

Concordo inteiramente, Gabriela! Bem-haja também ao meu QUERIDO PAI, que embora já não esteja presente fisicamente há 8 anos, não deixa de me acompanhar em cada passo. Agradeço-lhe por todos os valores, princípios e genes que me transmitiu! Beijinhos de saudades!Muitos!