TRUMP(A)

DO CONTRA [84] santo luciani subito

No passado domingo, foi beatificado o Papa João Paulo II.

O defunto João Paulo II foi] o mais prolífico beatificador e canonizador da história da Igreja: nos 26 anos de pontificado proclamou nada menos que 1.338 beatos e 482 santos. Ainda que Bento, que detém o cargo há apenas seis anos, lhe siga no encalço, pisando-lhe os calcanhares: na categoria dos beatos, já vai na impressionante cifra de 793, e no que toca aos santos, em 34. Mas, quanto a João Paulo II, já se anuncia para breve a sua canonização. "Santo subito!", clamavam os fanáticos, no dia do seu enterro.
Agora... o que é um santo? Popularmente, entende-se por isso um homem bom. “Perfeito e livre de culpa”, é como o define o dicionário. Mas há ainda outra acepção da palavra, que é a que nos ocupa: “Diz-se da pessoa a quem a Igreja declara como tal, e manda que se lhe presta culto universalmente”.

É a acepção que nos ocupa porque a outra mal convém a um político como foi o polaco Karol Wojtyla, de quem os serviços secretos soviéticos disseram, quando foi nomeado arcebispo de Cracóvia, que não havia motivo para preocupação, já que não era um político mas um religioso católico: como se a religião não fosse a mais acabada forma da política. Do mesmo modo, ainda que ao contrário, enganaram-se os serviços secretos do Ocidente quando Ruholla Khomeini, outro eclesiástico de religião diferente, a muçulmana, chegou à dignidade de grande aiatolá em Qom, e começou a preparar a revolução islâmica no Irão. E assim há também quem acredite agora que a beatificação de Wojtyla não pode ser uma manobra política do seu sucessor Joseph Ratzinger, já que este é um religioso: por definição, um homem bom.

Só que na milenária história da Igreja de Roma talvez tenha havido apenas um único Papa que foi religioso de verdade, ou, melhor, verdadeiramente bom: Albino Luciani, João Paulo I, que durou apenas um mês no trono de São Pedro antes de amanhecer morto como um passarito. E nem ao seu sucessor Wojtyla, nem ao Ratzinger de agora, lhes ocorreu jamais beatificá-lo ou canonizá-lo.

Assim sendo, algo deve ter tido de bom.
[traduzido do espanhol e muito ligeiramente adaptado daqui]

escrito por ai.valhamedeus

1 comentário(s). Ler/reagir:

Anónimo disse...

O que terá ele descoberto, ou dito, para assim AMANHECER MORTO?!
E o nosso João xxiii? Que durou apenas, e só, 3 meses na cadeira de São Pedro.
MC