Para não esquecer...

CURAR UMA PANELA DE BARRO


Comprei esta panela de barro preto. Para tentar recuperar um dos mais gratos sabores de infância: arroz de feijão riscado. Numa das localidades famosas pela arte da loiça preta (Molelos).



Soube que são convenientes (necessários?) alguns procedimentos antes da primeira utilização do barro, uma espécie de cura. Alguém me disse que deveria ferver leite. Aqui, aconselham untá-la com óleo de cozinha e levá-la ao fogo até que o óleo seque; depois que a panela esfriar, lavá-la e... pronto! Aqui encontrei uma "cura" mais completa/complexa:
• Passe azeite de oliva, extra virgem (ou óleo -- soja, algodão, girassol, canola ou milho), dentro da panela e da tampa, espalhando por toda a superfície interna, e deixando um excesso pequeno, cerca de 3 colheres dentro. Por fora passe a mão com azeite, sem excessos, somente para hidratar a parte externa.
• Leve-a ao fogo baixo. Assim que o óleo aquecer, é hora de apagar o fogo (de fogão a lenha ou gás) e deixá-la esfriar, lavando-a em seguida.
• Depois que esfriar encha-a de água, leve-a ao fogo brando até levantar fervura por 10 minutos. Desligue, deixe-a esfriar e pode lavá-la.
• Lave sua panela com uma esponja, NÃO de aço, e enxugue-a para que não estrague.
escrito por ai.valhamedeus

0 comentário(s). Ler/reagir: