TRUMP(A)

BICHAS E FILAS

Do meu mural do Facebook, importo para aqui o tema da sinonímia ou do contraste das palavras bicha e fila -- um tema motivado pelo texto (do Ai Jesus!) Os direitos dos bichos.



Parece-me generalizada a ideia de que é incorreta a utilização de bicha como sinónimo de fila. Tal ideia é que é incorreta, como se pode concluir da consulta de um vulgar, mas bom, dicionário: por exemplo, o da Priberam, em linha, recorda que um dos significados de bicha , em português europeu informal, é Fileira de pessoas, umas atrás das outras (ex.: bicha da caixa do supermercado). = FILA.

No conceituado sítio da Web Ciberdúvidas, João Carreira Bom esclarece mais  a sinonímia, associando a distinção a preconceitos da classe média. Concluindo:
Os elementos mais pretensiosos da classe média, pelo seu número e posição, podem ser muito influentes. Mas não vão para as bichas dos transportes públicos. Afigura-se-me não terem influência directa para provocar a morte de uma palavra inocente que, afinal, os perturba. Eles lá sabem porquê.
O mesmo Ciberdúvidas inclui um extrato do livro A Bicha e A Fila, uma paródia à volta das diferenças culturais entre Brasil, Angola e Portugal – a começar nas palavras do título do romance.

escrito por ai.valhamedeus

0 comentário(s). Ler/reagir: