Para não esquecer...

SAÚDE E FRATERNIDADE


Saúde e Fraternidade é um livro engraçado. Com um estilo muito vivo, o autor, Campos  Monteiro, médico, monárquico, escritor, jornalista, dramaturgo e tudo, traça um retrato vivo do Portugal dos anos vinte do século XX. Faz lembrar o Vasco Pulido Valente.

A propósito de uma briga que nasceu na Rua da “Bitesga”, quando um polícia cortejava uma peixeira e passou um marinheiro, conhecimento antigo da peixeira. Tossiu, acintosamente, e o polícia não gostou. Levanta-se um arraial de porrada, com reforços de ambos os lados de que resultou mortes e feridos. De tal forma que, diz o narrador, “nunca se vira semelhante balbúrdia n´uma praça de venda a retalho (o pormenor do retalho é delicioso), nem mesmo em S. Bento”.

Júlio Dantas é tratado abaixo de cão, assim como toda a classe política
(o homem, não esqueçamos, era monárquico…). 
Vale a pena ler pela vivacidade, mordacidade, humor e colorido.

Tenho duas edições. Esta, que reproduzo, deve ser aldrabada. A Biblioteca Nacional diz que o livro trata de factos ocorridos de 1924 a 1926 e a edição é de 1925… Ou houve atualizações, ou não sei… Esta edição diz ser a 8ª, 23º milhar, de 1925, com caricaturas de AMARELHE, é da Livraria e Imprensa Civilização – Editora. Mas aparece a data de 1995, onde identifica a editora… Não sei…Mas vale a pena ler. Tem episódios hilariantes.
escrito por Carlos M. E. Lopes

0 comentário(s). Ler/reagir: