Para não esquecer...

"PEREGRINAÇÃO" DE OLIVIER ROLIN




Olivier Rolin é um escritor francês. Já havia lido Sibéria e o Meteorologista. Este livro é uma volta ao mundo geográfica e literária. Viajando por todo o mundo, o autor aproveita para falar de Borges, Hemingway, Kafka, Céline, Fernando Pessoa, Tabucci, e muitos mais. Desde logo avisa que 
“se aquilo que escrevo neste momento servir simplesmente para isto, para fazer ler outros livros – mais importantes, provavelmente, mas uma pessoa nunca pensa assim quando está frente ao teclado, senão não escrevia, pois, ainda assim, é preciso bastante orgulho -, então não será inútil”. 
Mais adiante salienta que 
“para começar a descobrir uma cidade, dois lugares, a meu ver: as estações, para conhecer os seus habitantes atuais, e os cemitérios, para ser apresentado aos seus mortos, ou seja, à sua história”. 
Daí que o autor odeie 
“este hábito moderno da cremação…”. 
Eu, para conhecer as cidades, gosto de visitar o Mercado Municipal, ainda que hoje já pouco representem de uma cidade.

Saltitando por diversos pontos do mundo, Zaire, Sudão, Brasil, Colômbia, Portugal, Espanha, Itália, México, Rússia, China, etc., Rolin torna este livro fascinante. Sem itinerário definido, são notas soltas dos lugares visitados. 

O livro, que saiu simultaneamente em Portugal e em França, foi em homenagem a Fernão Mendes Pinto que tem este título, em Portugal.

Peregrinação é uma viagem fascinante pelo mundo e também o da literatura. 

escrito por Carlos M. E. Lopes

0 comentário(s). Ler/reagir: