Para não esquecer...

FÁTIMA

Nossa Senhora de FátimaA peregrinação a Fátima arrasta multidões. Hoje, dia 13 de Maio, eis que aquilo se enche. E à procura de quê? Negócio!

Não pense, caro leitor, que me refiro ao compra-e-vende que se realiza lá dentro. Não. Refiro-me mais concretamente ao negócio que se estabelece entre os peregrinos e Nossa Senhora (com letra grande e tudo). A maioria concordará que os peregrinos vão lá pagar qualquer coisa. Vão lá pagar qualquer mercê que receberam de Nossa Senhora. E Ela recebe.

[Dizia-me um padre que, quando lhe vêm prometer tanto para a igreja se Deus lhe fizer sair o totoloto, esse padre salta logo... “Vc quer fazer negócio com Deus, é?”].
Pois a peregrinação é um imenso mercado de compra e venda.
Dás-me saúde e eu vou a pé da capelinha das aparições até à basílica. Salvaste o meu filho, vou a pé da Bobadela até Fátima. A minha mulher foi-se embora de casa, pelo alívio rezo cinquenta ave-marias na capela das aparições... e outras tantas se ela nunca mais voltar.
E assim por diante.

Mas quem é a Senhora de Fátima? A mãe de Jesus? Pois dessa diz a Bíblia:
Ora o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se juntarem, achou-se ter concebido do espírito santo. Então José, seu marido, como era justo e não queria difamar, intentou deixá-la secretamente. E, projectando ele isto, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: "José, filho de David, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado do espírito santo é".
Como se vê, a reputação da Senhora, mesmo na Bíblia, não é muito famosa. E a José, ingénuo, bastou um sonho para sentir a consciência tranquila. Agora, nos 150 anos do nascimento de Freud, alguém me pode explicar este sonho bíblico? O que é certo é que a José nunca é reservado um papel muito importante. Será porque o pai de Jesus, em vez de ser o Espírito Santo, é algum soldado romano, como afirma a pés juntos Celso? Ficamos sem saber.

Certo, certo é que o negócio de Fátima vai de vento em popa e, se a Senhora enganou o marido, não enganará os fregueses
-- como a personagem principal do filme Central do Brasil, Dora (Fernanda Montenegro)?
escrito por Carlos M. E. Lopes

2 comentário(s). Ler/reagir:

martim de gouveia e sousa disse...

assim os caminhos da fé, com os seus lugares negros, evidentes. abraço.

Anónimo disse...

Hereeeeege!! :)