Tive o previlégio de ter estado na aldeia da Aveleda, nos idos de 1980, a fazer "observação participante", como antropólogo, entre os caretos.Trata-se de um ritual de passagem esmagador: pela beleza, intensidade e "violência"(ritual e mesmo de facto). Pelas fotografias parece-me que tudo continua a ser autêntico e que o turismo ainda não lhe fisgou o dente. Assim se conserve por muitas translações solares. O que me levou a este comentário foi o facto das fotografias terem aparecido no carnaval, tempo de máscaras e desmandos rituais, o que pode levar a confusões. A "Festa dos Rapazes", ritual de iniciação dos rapazes-já-quase-homens, em que os caretos tomam conta da aldeia e, de forma bem vincada, das mulheres , realiza-se pelas altura do solestício de Inverno, mais precisamente a 26 de Dezembro, dia de de S. Estêvão ( e esta Carlos!)Esta justaposição com o 25, dia de Natal, foi, aliás, motivo para seculares perseguições por parte da igreja católica contra estas "saturnales" transmontanas.
A exuberância e originalidade das máscaras e trajes do Nordeste Transmontano encontram-se presentes numa exposição no Centro Municipal de Cultura de Castro Daire.
5 comentário(s). Ler/reagir:
estive no Novo....
a curiosidade mata? :))))
mas ainda está tão novo....
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(piano)
Adriiiiiana! Aquele abraaaaço!
Bisou à GS, fugitiva nuvem nas brumas do Montemuro...
Tive o previlégio de ter estado na aldeia da Aveleda, nos idos de 1980, a fazer "observação participante", como antropólogo, entre os caretos.Trata-se de um ritual de passagem esmagador: pela beleza, intensidade e "violência"(ritual e mesmo de facto). Pelas fotografias parece-me que tudo continua a ser autêntico e que o turismo ainda não lhe fisgou o dente. Assim se conserve por muitas translações solares.
O que me levou a este comentário foi o facto das fotografias terem aparecido no carnaval, tempo de máscaras e desmandos rituais, o que pode levar a confusões. A "Festa dos Rapazes", ritual de iniciação dos rapazes-já-quase-homens, em que os caretos tomam conta da aldeia e, de forma bem vincada, das mulheres , realiza-se pelas altura do solestício de Inverno, mais precisamente a 26 de Dezembro, dia de de S. Estêvão ( e esta Carlos!)Esta justaposição com o 25, dia de Natal, foi, aliás, motivo para seculares perseguições por parte da igreja católica contra estas "saturnales" transmontanas.
quintacativa.blogs.sapo.pt
A exuberância e originalidade das máscaras e trajes do Nordeste Transmontano encontram-se presentes numa exposição no Centro Municipal de Cultura de Castro Daire.
Ana Jácomo comentou este "post", associando os caretos aos bate-bola cariocas. O texto foi colocado aqui.
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