Para não esquecer...

SARKOZY, LE PRESIDENT

As eleições francesas dominaram os media durante este fim de semana. E bem. A França é um país importante na Europa e da França beberam gerações de portugueses a cultura e à França deram o seu trabalho centenas de milhares deles. A França é, para muitos de nós, não outro país, mas um pouco do nosso país. Haverá alguma família que tenha um pai, um irmão um tio ou um primo que não tenha sido emigrante em França? Não era de França que vinha, pelo Sud Express, a culturazinha de que falava Eça? Foi a França o motor da Europa, ainda que não fosse a mais poderosa

(papel que cabia à Alemanha).
Mas a França tinha a autoridade moral, a generosidade e a vontade de partilhar
(sei que a Europa é mais um conceito económico do que outra coisa).
Foi de França que veio quase tudo o que associamos à esquerda e ao socialismo.

Poderá ser a França uma velha desdentada, ultrapassada, no estertor da sua grandeur, como quer Pulido Valente e Bush. Mas muitos de nós ainda pensamos como a França e temos dela uma influência que não podemos negar.

Sarkozy ganhou, é verdade, não será um grande estadista, mas esperamos que da França venham ventos que dêem notícias do meu país.

escrito por Carlos M. E. Lopes

2 comentário(s). Ler/reagir:

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo. A nossa geração tem uma forte influência francófona. Os que tiveram que sair porque a vida a isso os obrigava e os que ficando tinham naquele tempo a dita de estudar. Todos nós ficámos marcados pela Gália, para o bem e para o mal.

Rui Rebelo disse...

pois é mas os ventos de França estão a mudar e esta viragem política também vai ser importada.