Stabat Mater é com certeza um dos hinos católicos
[do século XIII]mais musicados
[no momento em que escrevo, há aqui uma lista de mais de 400 versões].O êxito deve-se, provavelmente, ao conteúdo do próprio hino, que fala do sofrimento da Virgem aos pés da cruz onde o filho está crucificado
[do sofrimento de uma mãe perante o sofrimento do filho].Provavelmente, o Stabat Mater de Pergolesi, compositor do século XVII, é a versão musical mais conhecida
[mais interpretada]do hino. No dia da mãe, deixo no podcast o dueto inicial, o Stabat Mater dolorosa, numa interpretação dos Solisti dell'Orchestra "Scarlatti" di Napoli, dirigidos por Ettore Gracis, e de Mirella Freni e Teresa Berganza.
escrito por ai.valhamedeus
3 comentário(s). Ler/reagir:
Ó aijesus,
Muito obrigada por secundar, com música, a minha homenagem às mães.
Se tiver oportunidade não deixe de ver a peça "Stabat Mater" de um italiano, de cujo nome não me recordo, mas tenho algures. Texto poderosíssimo e soberbamente interpretado por uma única actriz em palco, Maria João Luís. Aquela mãe evoca todas as personagens( e, sem esforço, "vê-mo-las" ali) que fazem parte da sua vida, para o bem e para o mal; percorre o calvário da vida (retrato sociológico do séc. 21) tentando salvar o seu filho das garras do crime, da droga, da cadeia e acaba, qual "mater dolorosa", só e inerme, à espera do autocarro. Tal como a Virgem aos pés da cruz. Mas esta tinha e teve sempre o apoio do apóstolo João, se não estou equivocada.
Absolutamente a não perder. No final a ovação foi incondicional e prolongou-se por muitos minutos. Bem o mereceu. E digam lá que os nossos actores não fazem jus ao nome quando o texto o merece!...
Gabriela
Já fui verificar: o texto é do Antonio Tarantino.
Gabriela
És música para os meus ouvidos :-)
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