O Presidente Obama continua a irritar a classe que por oito anos gozou com a maioria das decisiões do Bush junior. Agora foi a importantíssima nomeação da portorriquenha Sónia Sotomayor para o tribunal Supremo.
Nesse tribunal se cozinham as decisões que podem alterar por completo a vida do país. Basta recordar que Bush só foi presidente porque esse tribunal assim o decidiu, por encima dos resultados eleitorais. É por isso que todos os presidentes desejam poder nomear novos juízes e ter a maioria nesse poderoso tribunal, para que o poder Judicial não estrague a festa ao Executivo
[isso explica o descalabro a que se chegou, com o Executivo a permitir a tortura, a criação de Guantânamo, onde há prisioneiros há mais de cinco anos sem julgamento].
Que significa a nomeação de Sonia Sotomayor? Na prática talvez nada
[todos sabemos como o poder económico traga e digere tudo neste país],
mas a verdade é que há bons sinais de esperança se temos em conta a experiência de vida e profissional da nomeada. Esta filha de emigrantes pobres nasceu e cresceu num complexo residencial de assistência pública. Estudou sempre com uma bolsa de estudos e conseguiu abrir portas em ambientes até então destinados a homens «wasp»
[brancos, anglo-saxões e protestantes»].
Tem experiência em todas as facetas do direito: advogada, fiscal (ministério público) e juíza em todos os níveis da judicatura.
Até agora ainda ninguém lhe conseguiu descobrir fortunas. Vive com o salário de Juíza
[cerca de 12.000 euros por mês. Nada mau nos tempos que correm, mas nada que se pareça aos ganhos dos advogados ex-colegas dela!].
O tempo dirá se uma mulher mestiça, filha de emigrantes, feita com esforço e dedicação total ao seu trabalho pode fazer inclinar a balança para o lado da justiça para todos. Ou se, pelo contrário, se submeterá aos desejos de quem a nomeou, como tem sido costume.
Causalidade ou coincidência, esta nomeação foi feita no dia em que seis portorriquenhos foram acusados num tribunal USA por interromperem os trabalhos do Congresso com canções e cartazes que denunciavam a situação colonial do seu país. Serão julgados em breve. Pena possível: seis meses de cadeia ou 500 dólares de multa.
Tenho cá para mim que esta nomeação pode ser uma grande surpresa para todos.
escrito por José Alberto, Porto Rico




TEXTOS ANTIGOS
INÍCIO
2 comentário(s). Ler/reagir:
A Condoleeza Rice, do Bush, era negra e fez o que se sabe...
Totalmente de acordo. Já aqui defendi a tua posição e continuo a aceitá-la, mas, curiosamente as primeiras balas dos Republicanos vão exactamente na direcção da sua raça.
A mulher só disse que, por aquilo que é e viveu, teria uma sensibilidade mais refinada para julgar as minorias que um wasp. E temos então os republicanos a
rasgaram as vestiduras, como bons fariseus, porque dona Sónia é... racista! Ora aí tens.
Por isso é que creio que pode haver surpresas. Pode...
J Alberto
Enviar um comentário