Para não esquecer...

LEIT(e)URAS [61] portugal -- a matemática em portugal

Comecei um hábito que durou pouco tempo: apontar os livros que ia comprando - a data, o título, o autor, o preço e o local. Durou dois anos e aborreceu-me por não conseguir apontar sempre. Mas revisitada a página (que guardei no Dropbox para poder sempre ter acesso), tive vontade de recomeçar. É que fui encontrar um livro, sobre o ensino da matemática, que deverá responder a um problema.

Eu tinha lido que o ensino em Portugal tinha ficado todo esfrangalhado com a expulsão dos jesuítas. E penso que deve ter sido naquele livro que tal referência foi encontrada, a par de vasta citação do livro sobre o ensino em Portugal de Rómulo de Carvalho. E tanto mais esse livro era importante que, citando-o, fui desautorizado pelo meu amigo Rosa Mendes que, como devem calcular os que o conheceram, não foi meigo na adjetivação… gastei os 3,15 da praxe dos livrinhos da Fundação Francisco Manuel dos Santos

(o Pingo Doce, só por esta coleção, deveria merecer a nossa condescendência…) 
e ofereci-o ao referido Prof.. Mais tarde veio dizer-me que, afinal, não conhecia o livro… Entretanto o Rosa Mendes finou-se e eu fiquei sem saber a quem recorrer para saber o título. Encontrei-o agora e recomendo-o.

O título é Matemática em Portugal – uma questão de educação, de Jorge Buescu, foi publicado pela Fundação em maio de 2012. São 95 págs. que se leem num ápice…Vale a pena, ainda que em matéria de recomendações eu fique muito a desejar. Uma vez recomendei o livro de um certo Crato sobre eduquês… sim, esse freguês.

escrito por Carlos M. E. Lopes

0 comentário(s). Ler/reagir: