Para não esquecer...

VÍDEO DA SEXTA 232. ."O Rei e o Pássaro"


O filme francês O Rei e o Pássaro, de Paul Grimault, é considerado uma obra prima da animação. Parte da história é baseada no conto de Hans Christian Andersen A Pastora e o Limpa Chaminés.

Sinopse:
O gigantesco reino de Takicardia é governado pelo Rei Carlos V + III + = VIII VIII = XVI. Ele é cruel, egocêntrico, narcisista e é odiado e temido pelo seu povo. O Rei é amante da caça, mas é vesgo e ninguém do reino se atreve a reconhecer isso em frente dele, como as numerosas estátuas e pinturas que adornam o palácio. Num certo dia, o rei não acertou o alvo, e acabou por matar a esposa de um pássaro, conhecido apenas como "l'Oiseau". 
Depois de mais um dia, o Rei repousa no seu apartamento de luxo cheio de obras de arte. Antes de dormir, ele retoca os olhos no seu recente retrato feito por um artista do reino, e observa um quadro de uma pastora por quem se sente apaixonado.
Durante a noite os quadros e uma estatueta ganham vida, incluído o novo retrato do Rei. A Pastora e o Limpa Chaminés (outro quadro) apaixonam-se e decidem fugir do palácio. Entretanto o Rei do quadro consegue livrar-se do verdadeiro Rei e toma o seu lugar. O Limpa Chaminés e a Pastora são perseguidos pelo Rei e os seus guardas, mas contam com ajuda de um pássaro, o pássaro viúvo de quem o Rei (verdadeiro) matou a esposa.
Fonte: [desenhosanimadospt]

escrito por Adriana Santos

0 comentário(s). Ler/reagir: