Para não esquecer...

NATURAL * manteiga de avelã e amendoim

No texto anterior, descrevi um processo para fazer leite de arroz caseiro. Proponho hoje manteigas (margarinas) vegetais.

Se me não engano, a soja domina os produtos vegetais como as bebidas ou as manteigas. Nas grandes superfícies, é muito fácil encontrar à venda manteigas de soja de várias marcas, nacionais e estrangeiras. Sendo assim, porquê fazer em casa manteigas vegetais?

 [manteiga de amendoim -- imagem copiada daqui]

Por duas razões: porque não á fácil encontrar manteigas que não sejam de soja; depois, porque os produtos comerciais têm (bastantes) aditivos. Acresce que é muito fácil fazer manteigas vegetais a partir de qualquer oleaginosa (amêndoas, avelãs, cajus, nozes...) ou semente (sésamo, girassol, abóbora). O processo é sempre simplesmente este, como é explicado no texto para o qual remete a ligação anterior: tostar e triturar. O processo de triturar pode demorar alguns minutos, dependendo da potência do processador: forma-se uma farinha grossa, depois essa farinha começa a libertar os seus óleos... até se obter um creme macio.

Esta receita indica os valores para quem usa Bimby. Esta receita de manteiga de amendoim e esta incluem opções que as tornam mais salgadas ou doces. Acho que tanto o sal como o açúcar (tanto nesta como na de avelã) são dispensáveis, mas isso varia conforme os gostos.

Experimente e diga-nos o que achou...

escrito por Madre Natureza

0 comentário(s). Ler/reagir: